Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

Estudos no Espírito Santo, inovam reconstrução dos ossos da face


9 de dezembro, 2016

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Grande Vitória, Espírito Santo, concluiu, após um estudo, que é plausível usar próteses de polímero de mamona. O polímero, é uma espécie de plástico oriundo da planta mamona e com bons resultados na reconstrução dos ossos da face.

O material já faz parte das ferramentas de hospitais particulares. No SUS, ainda não foi liberado. Criado pelo médico Renato Marano da Unicamp, em tese de doutorado, o produto se encaixa perfeitamente na região da cavidade orbitária, local de difícil regeneração. Antes de chegar a essa conclusão, os médicos tentaram usar alguns materiais, como o titânio e polietileno poroso.

Os primeiros testes feitos em ratos e coelhos, tiveram bons resultados e depois começaram a ser feitos em humanos. Pode concluir uma considerável eficácia do material composto por mamona, além de não ter apresentado nenhum tipo de rejeição quando usado.

Ossos da face costumam ter uma estrutura fina, é preciso tomar certo cuidado, qualquer tipo de dano, pode ocasionar fratura. Nesse caso, é necessário a reconstrução do osso. Principalmente, perto da área orbital. Pois, pode prejudicar o funcionamento dos olhos.

Os médicos ainda relataram, que já havia alguns estudos sobre o uso de mamona em outras partes do corpo. Porém, em relação a cavidade orbitária, não havia testes concretos. Além disso, o fato da mamona ter sua origem no Brasil, facilita tanto seu estudo e pesquisa, como o preço.

O material, já está disponível nas lojas especializadas ou por meio de representantes. Porém, em relação ao SUS, não sabemos como será a disponibilidade. Já que essa, foi a primeira pesquisa. O que se espera, conforme os estudos avançam, esse tipo de material possa chegar a outros lugares.

Receba Novidades

Preencha seus dados e receba novidades em seu e-mail

Todos os direitos reservados - 2020