Cirurgia do Joelho - Ortopedia e Traumatologia - Traumatologia Esportiva

Lesões do Esporte

LESÕES DA MÃO E PUNHO NO ESPORTE

Avulsão do tendão flexor profundo dos dedos

É uma lesão frequente em praticantes de judô, jiu-jitsu, rugby e futebol americano. Ocorre durante a extensão forçada do dedo junto a máxima contração do músculo flexor profundo dos dedos, como por exemplo, quando o jogador agarra a camisa do adversário. Como sintoma, o paciente não consegue flexionar a ponta do dedo, ao mantê-lo estendido. Isso se deve a avulsão do tendão flexor profundo dos dedos (em sua inserção com a base do osso), podendo ocorrer fratura da falange distal (osso). O tratamento é cirúrgico através da fixação do tendão no osso da base da falange distal.

Fratura do boxeador 

Consiste na fratura do quinto metacarpiano (região do colo do osso), causada pelo impacto direto do punho fechado contra uma superfície. Algumas dessas fraturas pode ter tratamento conservador, através do uso de gesso após redução. Em alguns casos, pode ser necessária a correção cirúrgica.

Lesão do punho do tenista 

Existe uma fibrocartilagem triangular responsável por estabilizar o rádio e a ulna com o punho, permitindo a rotação e amortecendo a preensão quando seguramos algo. A lesão ocorre nessa fibrocartilagem pelo excesso de treinos, quedas ou até mesmo quando a ulna é mais longa que o rádio. Tenistas têm maior incidência dessa lesão. Pode ocorrer lesão no centro da fibrocartilagem ou desprendimento de um de seus pontos de fixação. Pode ser necessária a cirurgia, mas em alguns casos, apenas se imobiliza o punho para evitar a rotação.

Lesão da mão do escalador 

Consiste na lesão das estruturas que prendem os tendões flexores no osso, colaborando na flexão adequada dos dedos. A correção cirúrgica ocorre pela construção de enxerto de tendão flexor para formar tais estruturas de estabilidade.

Lesão do gancho do hemato na prática de golfe 

Esportes que usam taco ou raquetes (golfe, baseball, tênis) podem causar essa lesão. Ao segurar a raquete ou o taco, pode haver o choque do osso hamato (região do gancho do hamato) com tais objetos. O excesso desse movimento pode ocasionar fadiga óssea, fratura por estresse e irritação do nervo ulnar, o qual está intimamente em contato com o gancho do hamato. Os sintomas são: dificuldade em segurar o taco/raquete e dormência/formigamento do dedo mínimo. Se o diagnóstico for precoce, o uso de gesso possibilita a consolidação. Mas, na maioria dos casos, o esportista vai tardiamente para o médico, sendo necessária a intervenção cirúrgica, uma vez que é difícil a consolidação da fratura tardiamente.

Neurite do ciclista 

Consiste no formigamento nos dedos (anular e mínimo), em função da compressão do nervo ulnar na região do punho, pelo fato da mão segurar o guidão da bicicleta por longo período. É importante que o ciclista movimente a mão, mudando-a de posição, para evitar compressão crônica. Em alguns casos, pode ser necessária a descompressão cirúrgica do nervo, quando não houver melhora com o tratamento conservativo de repouso do punho.

Dedo em martelo 

Trauma na ponta dos dedos, que ocorre com maior frequência em praticantes de esportes com bola. Ocorre deformidade na falange distal (extremidade do dedo), que fica semi-flexionada, o que a limita em estender o dedo completamente. A lesão pode ser apenas no tendão ou ter associada fratura da falange distal.

Tendinite ou tenossinuvite do polegar 

Processo inflamatório que acomete os tendões (abdutor longo e extensor curto do polegar) que passam por um túnel na região do punho. Ocorre por excesso de movimento com o punho (desvio ulnar, radial e flexão). É comum em exercícios como: tênis de mesa, pebolin e esgrima

Mão para com os músculos
Mão para com os músculos
Nervos
Ossos
Ossos

Receba Novidades

Preencha seus dados e receba novidades em seu e-mail

Todos os direitos reservados - 2020